terça-feira, 19 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA





POR EXEMPLO, BRINCANDO A GENTE APRENDE A ... BRINCAR!
A GENTE PODE BRINCAR CORRENDO, PULANDO E ATÉ SENTANDO.
A GENTE PODE BRINCAR COM ANEL OU COM PEDRINHA DO CHÃO. E COM MUITAS COISAS.
USANDO A CABEÇA A GENTE PODE INVENTAR UMA BRINCADEIRA.
USANDO AS MÃOS A GENTE PODE CONSTRUIR UM BRINQUEDO.
E USANDO OS PÉS, O QUE A GENTE PODE FAZER?
E AS PALAVRAS, SERÁ QUE A GENTE PODE BRINCAR COM ELAS?
OU SERÁ QUE ELAS SÃO TÃO ENVERGONHADAS QUE VÃO CORRENDO SE ESCONDER NO MEIO DO DICIONÁRIO...OU DA GRAMÁTICA?
EU BRINCO, VOCÊ BRINCA, OS GATINHOS BRINCAM, AS MINHOCAS BRIN... BEM, AS MINHOCAS EU NÃO SEI SE BRINCAM, MAS DEVEM BRINCAR, SIM, DO JEITO DELAS...
E VOCÊ, COMO É QUE VOCÊ BRINCA?
(Luiz Camargo.Brincar. Folha de S. Paulo, São Paulo, jan.2005. Folhinha)

1) LEIA O TEXTO, ESCREVA E DESENHE NO CADERNO, RESPONDENDO COMO VOCÊ BRINCA.

2) ESCREVA O QUE  AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO.

 
AS AÇÕES QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO CHAMA-SE VERBOS.

ALGUNS VERBOS SÃO USADOS PARA INDICAR O INÍCIO DA FALA DOS PERSONAGENS, COMO POR EXEMPLOS:

DIZER – RESPONDER – CONCORDAR – CONTESTAR – EXCLAMAR – PEDIR – EXORTAR – ORDENAR

OBSERVE O EXEMPLO:

DURANTE   A BRINCADEIRA ANINHA PERGUNTOU:

- QUEM VAI SE ESCONDER AGORA?
- TODOS RESPONDERAM:
- VAMOS FAZER UNI DUNI TE.

OS VERBOS PERGUNTAR E RESPONDER ESTÃO ANTES DAS FALAS DOS PERSONAGENS E VEM ACOMPANHADOS DE DOIS PONTOS ( : )

3) COPIE NO CADERNO O TRECHO DA FÁBULA E PINTE COM O LÁPIS DE COR VERMELHO O VERBO UTILIZADO PARA INDICAR O INÍCIO DA FALA DO PERSONAGEM E DE AZUL A PONTUAÇÃO QUE ESTÁ DEPOIS DO VERBO.

A RAPOSA E O CORVO
A RAPOSA LOGO COMEÇOU A MATUTAR UM JEITO DE SE APODERAR DO QUEIJO. COM ESSA IDEIA NA CABEÇA, FOI PARA DEBAIXO DA ÁRVORE, OLHOU PARA CIMA E DISSE:
- QUE PÁSSARO MAGNÍFICO   AVISTO NESSA ÁRVORE! QUE BELEZA.



4) COPIE NO CADERNO A FALA DO PERSONAGEM, PINTE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E ESCREVA OS NOMES.

TRILHA DE APRENDIZAGENS – PÁGINA - 30 – REVISITAR A PÁGINA, COPIAR A FALA DOS PERSONAGENS EM NEGRITO E ESCREVER A PONTUAÇÃO USADA ANTES DO VERBO.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Bom dia, queridos alunos e alunas. Tudo bem? Espero que sim!!!
Segue abaixo mais uma atividade divertida para vocês fazerem em casa com seus familiares!!!

JOGOS E BRINCADEIRAS:
Boliche com garrafas Pets


Imagem retirada:   https://lunetas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/boliche.jpg

Material Utilizado e o que fazer com eles:
-6 a 10 garrafas Pets;
-Para encher as garrafas: areia, água ou algum material que dê sustentação as garrafas;
-Para pintar as garrafas: você pode usar tinta acrílica atóxica ou guache;
-Meia para fazer a bola ou jornal (caso não tenha uma bola que sirva para utilizar para o jogo);
-Fita crepe: numerar as garrafas e fazer a bola;

Para menores
Pode utilizar a brincadeira para brincar de matemática. Você pode contar os pontos do jogo somando os numerais das garrafas derrubadas (se caíram 2 garrafas, uma com o 2 e outra com o 5, o total são 7 pontos). Caso a criança ainda for pequena para fazer a adição, simplesmente conte um ponto para cada pino, independente do seu numeral. Se você tiver uma folha de papel e uma caneta, pode pedir à criança que faça um traço no papel para cada ponto. O importante é ter alguma forma de registro e que a criança seja responsável por isso.
Para os maiores
Podemos fazer uma competição de boliche de verdade, com regras como definir que cada jogador pode arremessar a bola 3 vezes. Confeccionar um cartaz para marcar a pontuação. Estabeleça um prêmio simbólico para quem conseguir fazer o maior número de pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível!